Mais de 40 cachorros mortos foram jogados em um terreno, no bairro Anel Viário, zona oeste de Boa Vista, em Roraima. O caso teve repercussão neste fim de semana, após o deputado estadual Marcinho Belota (PRTB), ativista da causa animal, ir até o local e divulgar vídeos dos cães mortos para que os tutores os identificassem.
O parlamentar usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Cidade, para lamentar a forma de descarte de animais na região. A suspeita é que os cachorros tenham sido jogados no Anel Viário por empresas que recolhem animais mortos em clínicas veterinárias.
O caso foi denunciado ao Ministério Público de Roraima (MPRR) e registrado na delegacia no sábado, 25, por um veterinário da equipe do ativista e também pela tutora de um dos cachorros. Os dois cobram por uma investigação do caso.
Segundo o MPRR, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente marcou uma reunião com deputado nesta quarta-feira, 29, para apurar a denúncia. A Polícia Civil informou que o caso foi encaminhado para para investigação na Delegacia de Polícia do Meio Ambiente e vai se manifestar após as investigações.
As dezenas de cachorros mortos foram encontrados na sexta-feira, 24, por uma pessoa que passava pelo Anel Viário, uma área de lavrado, localizado próximo à RR-205, em Boa Vista. Um vídeo foi enviado ao deputado e no mesmo dia ele conseguiu ir até o terreno. Foi por esses vídeos que uma advogada, que preferiu não se identificar, encontrou seu cãozinho Koda. O pastor-branco-suíço morreu em casa devido à problemas na próstata.
Após a repercussão, a mãe da advogada reconheceu Koda em um dos vídeos e no mesmo dia entrou em contato com o parlamentar. Os cães foram levados pela equipe do deputado para outra clínica veterinária, onde os donos poderiam ir fazer o reconhecimento. Então, os tutores de Koda foram até o local e o reconheceram.
A suspeita inicial era que fosse uma chacina, mas ao verificar a situação, junto a um médico veterinário, o deputado suspeitou que fosse descarte de animais vindos de clínicas veterinárias. A maioria dos animais estavam “gelados” e a maioria eram de raças.
“Pegamos alguns animais para amostra, fizemos um vídeo e a população começou a reconhecer esses animais. Eles pagaram por esse serviço, mas nós não estamos aqui para penalizar, julgar a clinica veterinária. Com toda a certeza, pode ser a empresa que faz a coleta e nós vamos atrás de descobrir quem é o responsável”, disse o deputado durante a sessão na Ale-RR.
A lei 9605, diz que causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora a pena é de 1 à 4 anos ou multa.
Com informações do G1