Morreu no último sábado, 11, aos 90 anos, o jornalista e publicitário, Mauro Salles. Segundo informações, ele morreu vítima de falência múltipla dos órgãos.
Salles estava internado desde dezembro do ano passado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O comunicador foi um dos mais importantes chefes da Globo na década de 1960, sendo ele o primeiro diretor de Jornalismo e de Programação da emissora. Além disso, ele também colaborou para a criação da TV que desde então, é líder de audiência no Brasil.
Pernambucano, Salles se mudou para o Rio de Janeiro em 1942 com a família. Entrou para o jornal O Globo em 1955, após receber um convite do próprio Roberto Marinho (1904-2003). Conforme exposto plelo site Memória Globo, ele trabalhou no veículo por 11 anos como repórter e diretor de Redação; no período, ele também esteve afastado da empresa para assumir cargos públicos.
“Mauro Salles teve participação fundamental na concepção e no lançamento da TV Globo, como diretor de Jornalismo e diretor de Programação, cargo que assumiu até as vésperas da inauguração da emissora, em 1965”, registra o site sobre a história da empresa.
Mauro Salles foi um dos responsáveis pelas negociações da compra da TV Paulista, canal 5 de São Paulo, pela Globo. E sempre foi considerado um dos responsáveis pela contratação de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.
Ele também trabalhou na Fundação Cásper Libero (dona da TV Gazeta), fazendo campanhas políticas e também no mercado de importação e exportação de filmes e programas para TV. Mauro teve um papel importante no mercado da publicidade brasileira, como presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e da Federação Brasileira de Publicidade (FEBRASP).
Em 1980, Mauro liderou a criação do Código de Ética da Publicidade Brasileira e também esteve à frente do Conselho Nacional de Propaganda (CNP) assumindo o cargo de diretor. “Conheci Mauro Salles ainda menino. Mauro foi, obviamente, o meu professor de publicidade e de vida”, lamentou o publicitário Washington Olivetto ao jornal O Globo.
Mauro deixa a esposa Tereza, três filhos e dez netos.
Com informações do Notícias da TV