Depois da invasão da Rússia à Ucrânia, os russos passaram por uma série de sanções do mundo ocidental, e uma delas foi no âmbito esportivo. Na última Copa do Mundo de futebol, por exemplo, a seleção russa foi proíbida de participar. Atletas olímpicos russos também foram banidos em várias competições pela europa. Mas parece que isso vai mudar.
O Comite Olímpico Internacional (COI), disse que os atletas russos devem voltar a disputar competições internacionais. Os esportistas irão usar bandeira neutra, e já poderiam competir nas Olimpiadas de Paris em 2024.
Tomas Bach, presidente do COI, defendeu o retorno dos atletas russos. Ele usou de exemplo outros esportes em que atletas de países, tidos como perigosos para o ocidente, participam de competições. “Vemos isso quase todos os dias em vários esportes, principalmente no tênis, mas também no ciclismo, em algumas competições de tênis de mesa”, disse Bach.
Segundo o presidente, os atletas russos não devem ser punidos por atos de terceiros, e eles tem todo o direito de participar das competições. Bach ainda falou que esporte e política não se misturam.
“Em nenhuma dessas competições, incidentes de segurança aconteceram”, completou o presidente.
Os ucranianos se mostraram amplamente contra a decisão, e a campanha, para que os atletas russos sejam banidos dos jogos olímpicos, é grande.
Com informações da Agência Brasil.