Vídeo: Helder visita áreas e famílias atingidas por deslizamento de terra em Abaetetuba

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora, Hana Ghassan Tuma, chegaram ao município de Abaetetuba nesta segunda-feira, 27, para verem de perto a situação no bairro São João. A área foi afetada por um deslizamento de terra na última sexta-feira, 24. Os moradores que residem no local tiveram que sair de suas casas.

Uma equipe de gestores do Governo do Pará se deslocou ao município na tarde do último domingo, 26 com a missão de dar apoio aos moradores do bairro. Foram anunciados locais de atendimento para as famílias desabrigadas, os deslizamentos foram causados pelas fortes chuvas que caíram no município.

CONTINUE LENDO...

Segundo um levantamento realizado por órgãos competentes, cerca de 108 famílias famílias foram vítimas do deslizamento. Ao todo, 15 casas ficaram completamente destruídas, já outros 27 imóveis ficaram danificados, entre eles 23 residências, dois comércios e três portos. Apesar dos danos materiais, não há registros de feridos.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) Ualame Machado, o governo do Estado já está articulando o apoio ao município e às famílias atingidas. “Nossas equipes de segurança, representadas pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, estão atuando no local, assim como a Defesa Civil, prestando apoio aos desabrigados. A Seaster e Cohab também fazem parte desse suporte. Tudo será feito para que possamos dar total amparo à prefeitura e aos moradores desabrigados pelo acidente”, disse.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil já estão atuando no local desde a sexta-feira, 23, quando detectaram rachaduras na rampa localizada na Rua Dom Pedro I. No domingo, as equipes observaram que o movimento de terra se estendeu e atingiu a torre principal de transmissão elétrica da concessionária de energia elétrica, que tombou para o Rio Maratauíra. O deslizamento provocou danos materiais, incluindo a perda total de algumas casas, sem registro de vítimas.

Agentes da Defesa Civil Estadual estão no local levantando informações sobre os danos e perdas das pessoas desalojadas. Policiais do 31º Batalhão de Policiamento Militar também estão auxiliando no isolamento das vias de acesso e retirada dos moradores do local do deslizamento.

O deslizamento ocorreu na Rua Dom Pedro I, no bairro São João, zona urbana de Abaetetuba, onde estão localizadas 15 residências, com cerca de 30 famílias, conforme levantamento preliminar da Secretaria de Assistência Social. A área possuía também três oficinas de manutenção, três portos de embarque e descarga de mercadorias, um estabelecimento de venda de açaí e uma mercearia.

Técnicos da Cohab e Seaster integrarão as ações para avaliar as circunstâncias e prestar assistência adequada, tanto à Prefeitura quanto às famílias e aos moradores da região atingida.

Serviço: As famílias estão recebendo atendimento e apoio na Escola Estadual Vicente Maués, na Travessa José Gonçalves Chaves, 503, Abaetetuba.

VER MAIS

VER MAIS