Principal cartão postal de Belém, o Ver-o-Peso completa 396 anos nesta segunda-feira, 27. Para comemorar a data, a maior feira a céu aberto da América Latina recebe uma programação diversa, que conta até com o tradicional bolo para cantar os parabéns. Esse momento está marcado para às 9h30, no estacionamento do Ver-o-Peso. (programação completa está abaixo)
Estatísticas
Dados da Prefeitura de Belém mostram que existem 1.193 permissionários, que atuam em todo o Complexo do Ver-o-Peso, distribuídos na Feira do Açaí, Mercado de Carne Francisco Bolonha, Mercado de Ferro (Peixe), Pedra do Peixe e Feira do Ver-o-Peso.
O número de 1.193 permissionários chega a dobrar se contarmos com os demais ajudantes desses permissionários e mais os ambulantes da área. Ou seja, 2.400 pessoas atuam formalmente e informalmente no Complexo do Ver-o-Peso, que
Número de permissionários por setor do Complexo do Ver-o-Peso:
Feira do Açaí = 99
Feira do Ver-o-Peso = 743
Feira da Pedra do Peixe = 163
Mercado de Ferro = 95
Mercado de Carne = 93.
Estima-se que a comercialização na Pedra do Peixe do Complexo do Ver-o-Peso seja de 70 a 80 toneladas por dia. Essa quantidade aumenta no período da Semana Santa, chegando a 100 toneladas por dia.
A Feira do Açaí do Complexo do Ver-o-Peso recebe o maior volume do fruto na capital. Em torno de 100 toneladas in natura são comercializados por dia na Feira do Açaí (sendo que este valor diário chega a dobrar no período da safra). Grande parte vem da região ribeirinha e do arquipélago do Marajó.
Revitalização
Além da programação, a Prefeitura de Belém também anunciou que a revitalização do espaço vai ocorrer. Isso será possível por causa do contrato de empréstimo firmado com a Caixa Econômica Federal, recentemente, no último dia 23, no valor de R$ 100 milhões.
Será uma grande obra de reforma, que tornará o espaço mais moderno com a nova reorganização, dará mais conforto aos feirantes, consumidores e aos milhares de visitantes que vão ao local – o principal cartão-postal de Belém e maior ponto de comercialização de alimentos e da cultura da cidade.
O projeto em curso de revitalização de todo o Complexo do Mercado do Ver-o-Peso inclui a Feira, dos Mercados de Carne e Peixe e da Feira do Açaí.
O projeto está em fase de finalização e ainda este mês deve ser apresentado ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, já com orçamento, para, assim, iniciar o processo de licitação que vai contratar a empresa responsável pela obra.
Confira a programação completa do aniversário do Ver-o-Peso:
Segunda-feira, 27 de março
Das 8h às 13h
Local: Solar da Beira
Orientações psicossociais e jurídicas;
Orientações sobre o CadÚnico;
Distribuição de mudas e campanha de educação ambiental;
Emissão de carteira de trabalho e orientação sobre os serviços do Portal do Trabalhador;
Emissão de carteiras de identidade;
Campanha de vacinação;
Orientações e informações sobre as linhas decrédito do Banco do Povo; e
Orientações sobre o processo de inscrições para o Programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Local: Estacionamento do Ver-o-Peso
Às 9h30 – Bolo de Parabéns pelos 396 Anos do Ver-o-Peso
Atividades de qualidade de vida e lúdicas com as crianças;
Banda da Guarda Municipal de Belém;
Atração cultural (grupo de carimbó); e
Desfile Movimento de Valorização da Moda Autoral Paraense.
Das 14h às 17h
Oficina de orientação de reaproveitamento dos residuos liquidos e orgânicos com as boieiras do Ver-o-Peso
Local: Mercado Bolonha
Hora: 15h.
Oficina de Orientação de Manipulação de Alimentos
Local: Solar da Beira
Hora: 15h.
Com informações da Agência Belém