A tradicional abertura da pesca no município de Cametá, no nordeste paraense, aconteceu nesta quarta-feira, 1º. Abertura foi realizada com diversas atrações culturais.
A festa de abertura da pesca se tornou patrimônio cultural e entrou para o calendário oficial de eventos do município.
Vídeos da abertura da pesca, chamam atenção ao mostrar a quantidade de peixe que os pescadores conseguiram encurralar. Conforme a tradição, o pescado é distribuído entre os pescadores e a população.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, várias embarcações pequenas formam uma espécie tanque, onde vários peixes estão encurralados. Pescadores aproveitam o momento para encher cestos com a abundante quantidade de peixes.
Assista:
Período Defeso
O período defeso ocorre de 01 de novembro à 01 de março. Nesses quatro meses é proibida a pesca de qualquer peixe nos rios, por ser considerado o período de reprodução das espécies.
Para coibir a pesca predatória, o prefeito Victor Cassiano assinou acordos de pesca com as comunidades por todo município para que os moradores façam a fiscalização nos rios com o apoio das Secretarias da Pesca e do Meio Ambiente.
Para realizar os trabalhos de vigília nos rios, os ribeirinhos receberam apoio de motores rabudos e combustível.
Com informações da Prefeitura de Cametá.