Durante uma entrevista concedida à CNN nesta terça-feira, 28, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), falou sobre o projeto Fundo Amazônia e explicou o que a iniciativa representa para o estado. Segundo o governador, o projeto está recebendo apoio de “grandes parceiros”, como Noruega, Alemanha e Estados Unidos.
“Festejamos que, neste momento, o Fundo Amazônia já esteja recebendo a sinalização de grandes parceiros como a Noruega, Alemanha e França e a sinalização de que os Estados Unidos estarão participando ativamente do fortalecimento do projeto”.
Conforme o governador, o Fundo Amazônia é “um importante apoio para as ações de combate às atividades ilegais e uma ajuda para viabilizar políticas e ações que assegurem que a região esteja em um patamar de sustentabilidade e desenvolvimento”.
Barbalho também pontuou haver expectativa de que o secretário americano John Kerry possa anunciar, na sua passagem pelo Brasil, efetivas ações no projeto.
“Nós temos o simbolismo de o Brasil ter a capacidade diplomática de fazer uma convocação ao mundo a respeito da Amazônia e a adesão dos EUA passa a ser relevante e um ponto de atração para que novos parceiros apareçam”, disse.
Assista:
Com informações da CNN.