Foto: Ana Lícia Menezzes
Foto: Ana Lícia Menezzes

Edmilson Rodrigues é eleito vice-presidente da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi eleito vice-presidente da nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos na região Norte (FNP), na última terça-feira, 14, onde teve a participação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro da FNP, que reúne mais de 100 prefeitos e prefeitas de todas as regiões brasileiras, iniciou na segunda-feira, 13, em Brasília (DF). O objetivo é debater, junto à esfera federal, melhorias para as cidades; debater também as dificuldades dos municípios; e ainda eleger a nova diretoria da entidade.

CONTINUE LENDO...

Encerramento

Durante a última agenda do encontro da FNP, foram destacados os avanços no diálogo com o Governo Federal e a criação do Conselho da Federação que vai reunir municípios, estados e a União, para manter o diálogo permanente entre as esferas.

O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a união das grandes cidades brasileiras, entre elas Belém. “A FNP reúne prefeitos das grandes cidades brasileiras e tem interlocução com os governos estaduais e federal”, reforçou Edmilson.

“Essa união da amizade, do compromisso com o Brasil, com o presidente Lula e com o governador Helder Barbalho, já nos possibilitou várias parcerias. Recentemente, por exemplo, viabilizou a liberação de R$ 25 milhões para a saúde, entre outros grandes projetos, que permitirão preparar Belém para receber a COP-30, em 2025”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso de trabalhar ao lado dos prefeitos e prefeitas e destacou o compromisso de realizar, em Belém, a Conferência sobre Alterações Climáticas (COP-30), promovida pela Organização das Nações Unidas. 

União

A Frente Nacional de Prefeitos é importante não apenas por promover, politicamente, mas força com a união de gestores: um benefício estratégico é a troca de experiência entre as cidades.  

Reunindo municípios de todas as regiões do Brasil, a FNP conhece inúmeras dificuldades, problemas, ações exitosas, experiências de desenvolvimento urbano que podem ajudar a todos os municípios.

Belém, como uma metrópole amazônica, apresenta várias circunstâncias peculiares, daí a importância das ações desenvolvidas aqui.

Além disso, Belém tem uma Prefeitura de esquerda, o que significa desenvolver ações ainda mais especiais para compartilhar, como o programa Tá Selado (de participação cidadã) e o Banco do Povo, municipal, que fomenta pequenos negócios de empreendedores.

Com a expectativa de sediar a COP-30 (conferência sobre alterações climáticas realizada pela ONU) em 2025, Belém tornou-se um espaço urbano ainda mais estratégico, daí a importância da cidade no encontro de prefeitos e no diálogo permanente com o governo Lula e com vários ministérios.

É nesse contexto estratégico que se deu a eleição do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, como vice-presidente da região Norte da FNP nesta terça.

VER MAIS

VER MAIS