Deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) votam nesta quarta-feira, 22, o Projeto de Lei Complementar que inclui Barcarena, na Região Metropolitana de Belém (RMB). De autoria do deputado Lu Ogawa (PP), o projeto já havia sido aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e Comissão de Assuntos Administrativos (CDA), presidida pela deputada Diana Belo, que também foi relatora da proposta na CDA.
Em sua justificativa, Ogawa destaca que Barcarena pertencia ao território de Belém até o ano de 1943, quando foi elevada à categoria de município; e está localizado a apenas 23 quilômetros da capital. Se aceita pelos deputados, seguirá para sanção do governador do Pará, Helder Barbalho.
A Região Metropolitana de Belém (RMB), também conhecida como Grande Belém, reúne sete municípios do estado do Pará em relativo processo de conurbação (integrados socioeconomicamente). Refere-se à extensão da capital paraense, formando com seus municípios lindeiros (ou próximos) uma mancha urbana contínua.
A RMB é formada pelos municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Castanhal, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará.