O dançarino Carlinhos de Jesus foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) como cidadão paraense. Carlinhos tem presença constante em Belém há 40 anos. Durante esse tempo, ele veio todos os anos à capital paraense para ministrar oficinas de dança e participar do Festival Internacional de Dança do Pará. Conheceu de perto a cultura, a gastronomia a religiosidade do povo paraense.
A paixão pela cidade das mangueiras e pelo Pará foi reconhecida em 2017, quando a Assembleia Legislativa aprovou a concessão do título de Cidadão do Pará. Mas, a agenda repleta de compromissos nunca permitiu que o próprio Carlinhos de Jesus viesse à sede do Poder Legislativo para receber o diploma.
“Carlinhos de Jesus já é paraense, por reconhecimento, há cinco anos, e por merecimento, há décadas”, destacou o deputado Gustavo Sefer. “Coube a mim, finalmente, entregar a ele esse título, pedido por iniciativa do meu pai, o ex-deputado Luiz Afonso Sefer”, explicou o 2º vice presidente da Alepa.
Carlinhos de Jesus não escondeu a felicidade de receber a comenda. “Estava ansioso por isso e se soubesse que oficialmente já sou cidadão paraense há cinco anos, já estava batendo no peito com orgulho”, comemorou Carlinhos. “Belém me conquistou, com seu povo que abraça; com sua gastronomia incomparável. Então, me pegou pelo coração, pelo estômago e pela sua cultura que faço questão de aprender e levar por onde eu vou. Sou um cidadão do mundo, do Brasil, do Rio de Jaeiro e, agora, do Pará”, completa.
Foi com esse sentimento que Carlinhos de Jesus levou o carimbó para a França, em uma de suas viagens. “Ensinar esse ritmo maravilhoso, em praça pública, para os franceses, foi inesquecível”, garante.
História
Carlos Augusto da Silva Caetano de Jesus nasceu no Rio de Janeiro e se tornou referência na dança de salão. Através de talento e dedicação, o coreógrafo viu sua arte ganhar destaque no teatro, cinema e carnaval, não só no Brasil, mas também em outros países.
Atualmente, Carlinhos é diretor da Casa de Dança Carlinhos de Jesus no Rio de Janeiro.