O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) escolheu Belém um dos 12 destinos brasileiros que receberão consultoria especializada em turismo. E vão formatar um projeto especial de divulgação com ações-chave, estratégias de divulgação e consolidação dos locais como atrativos de pessoas de todo o planeta.
Os outros destinos escolhidos são Pirenópolis (GO); Bonito (MS); Penedo (AL); São Luís (MA); Recife (PE); Novo Airão (AM); Belo Horizonte (MG); Ilhabela (SP); Paraty (RJ); Curitiba (PR); Bombinhas (SC).
O edital do “Programa Turismo Futuro Brasil”, do Sebrae e Bid, contou com mais de 800 projetos inscritos, sendo selecionados apenas 12 cidades, entre elas, a capital paraense. A seleção para participar do projeto foi feita em duas etapas.
A primeira, de pré-seleção, foi entre setembro de novembro de 2022. A segunda etapa foi a definição dos premiados entre mais de 800 projetos inscritos, com a divulgação final nesta sexta, 24.
A escolha se deu por especialistas em turismo de todas as regiões do Brasil. No dia 4 de abril próximo, será divulgada, em São Paulo, a empresa contratada para ajudar as cidades escolhidas a elaborarem os projetos.
São três etapas de assessoria especializada e customizada (projetos específicos para as características de cada destino): elaboração, atualização ou aprimoramento de estratégia e instrumentos de planejamento para destinos turísticos inteligentes; delimitação de plano operacional para a implementação da estratégia desenhada; e apoio na implementação de até duas ações-chave para o fortalecimento e consolidação dessas estratégias durante o período de vigência do apoio.
COP-30
Belém é a única cidade brasileira candidata a sediar a Conferência de Alterações Climáticas da ONU (COP-30) em 2025. Receberá, se escolhida, cerca de 50 mil pessoas de todo o mundo. Vencer este edital é quase uma primeira etapa deste feito.
“Belém, nem tenho palavras pra falar da minha alegria, ainda mais sendo o prefeito dessa maravilha. Próximo da confirmação para receber a COP-30, só posso falar do meu orgulho e compartilhar essa felicidade com cada belenense, com cada morador de nossa amada cidade”, afirma o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Fonte: Agência Belém