Durante a entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 23, na delegacia geral da Polícia Civil do Pará, no bairro de Nazaré, em Belém, os representantes das forças de segurança pública do estado do Pará, contaram detalhes sobre a operação. Segundo o Secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, a operação foi uma resposta as facções criminosas que atuam o território paraense.
A operação conjunta realizada pelas entra as polícias do estado do Pará e do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira, 23, tinha como principal alvo o líder da maior facção criminosa atuando no estado, identificado como Leonardo Costa Araújo, o L41, ele estava foragido desde 2019 e morreu durante o confronto com a polícia no complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio.
Segundo o secretário, toda a organização tem sido enfrentada por via de todas as operações realizadas, e a operação nesta quinta, é uma resposta para as facções criminosas que tentem atuar no estado.
“O Pará hoje deu um recado importante, nos falamos que as organizações têm sido enfrentadas nós não nos escondemos (…) nós fomos buscar os criminosos em qualquer lugar onde eles estejam, ao ponto de que nós podemos garantir que das grandes organizações no estado nenhuma delas está no Pará ou estava. Vários foram presos e outras morreram em confronto com a polícia e nenhuma delas ousam permanecer no território paraense”, afirmou o secretário.