Os feirantes e demais permissionários que atuam na feira da Mundurucus foram remanejados, nesta segunda-feira, 20, pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), para a Travessa Teófilo Conduru e Avenida Conselheiro Furtado. A mudança é provisória até que as obras, do Governo do Estado, de macrodrenagem da bacia do tucunduba seja realizada no canal da Mundurucus.
Ao todo, 39 permissionários da feira estão atuando no novo espaço temporário, acordado pelos trabalhadores. “Gostei desse local, inclusive, aqui tem mais movimento que antes, pois onde eu ficava era mais escondido devido às condições da rua e do canal”, disse a feirante Rebeca Gomes Vilhena, 29 anos. A jovem trabalha com a comercialização de variedades e produtos de beleza.
Nova feira da Mundurucus
Com a conclusão das obras pelo governo estadual, a Prefeitura de Belém vai construir uma nova feira. “A Secon já repassou todas as atividades e os números de permissionários existentes na feira da Mundurucus para a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), responsável pela execução da feira e elaboração do projeto, conforme a necessidade dos trabalhadores”, destacou o titular da Secon, Apolônio Brasileiro.
Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Costa, “a feira ocupará uma área de aproximadamente 414,87m², contemplando 48 equipamentos de venda, distribuídos nos setores de hortifrúti, farinha, camarão, pescado, suínos, aves, mercearia, lanche, ervas, industrializados e serviços. Foram previstos, ainda, sanitários e depósito de lixo”, ressaltou.
“Para mim, que trabalho com minha mãe com hortifrúti, foi fundamental essa transferência provisória e a construção de uma nova feira, pois nossos alimentos ficavam exposto perto do canal e sei que isso não faz bem para a nossa saúde e nem para os nossos clientes. Esperamos muito por essa mudança”, disse Flávio da Silva Morais, que há 15 anos realiza as atividades na feira da Mundurucus.
Com informações da Agência Belém.