A negociação da liberação de reféns durante o sequestro realizado por Yann Carlos Monteiro Barroso, de 27 anos, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, é considerada a mais longa da história da Polícia Militar do estado do Pará. A informação foi confirmada pelo comandante da polícia Miliar do Pará, coronel Dilson júnior, durante a entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 09.
Durante a coletiva, vários representantes das forças de segurança do estado estiveram presentes e comentaram sobre o andamento da operação que durou mais de 17h. “A operação foi um sucesso. Era esse o nosso objetivo. O nosso objetivo é que cada ocorrência tenha o seu tempo. Para nós, quanto mais tempo, melhor. Mais chance de termos o resultado que a gente teve, com esse tempo estendido. A confiança do causador com o negociador vai aumentando. Isso possibilita um sucesso na hora do desfecho”, disse o coronel Dilson.
Segundo o secretário de segurança do estado, Ualame Machado, toda a operação foi realizada dentro do melhor cenário possível, para poder libertar as vítimas com a integridade física intacta. “ O melhor cenário para nos foi o que ocorreu, para a gente pode libertar as vítimas permanecendo integras, assim como capturar o criminoso para que a gente pudesse fazer o procedimento” afirmou o secretário.
Conforme Ualame, as negociações do sequestro levaram o tempo necessário para que tudo ocorresse dessa forma. “Foi o tempo necessário para que ocorresse dessa forma, qualquer estreitamento, encurtamento desse tempo que a gente tentasse fazer nos poderíamos não ter o resultado que tivemos”, concluiu Machado.
Relembre o caso
O sequestro que aconteceu na avenida Augusto Montenegro, no bairro da Marambaia, durou mais de 17 horas. Um homem manteve refém uma mulher e seus três filhos em um carro de aplicativo. O fato começou por volta das 19h da última quarta-feira, 8 e terminou por volta das 12h desta quinta-feira, 9.
Este foi o assalto com refém mais longo da história da capital paraense. O homem que estava em surto, foi identificado como Yan Carlos, de 27 anos.
Após liberar a vítima e se entregar, Yan foi encaminhado para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, e a mulher encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento da Marambaia, em Belém.