Reprodução
Reprodução

Prefeitura de Abaetetuba decreta situação emergência devido deslizamento de terras

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Prefeitura de Abaetetuba, no nordeste paraense, anunciou nesta segunda-feira, 27, o Decreto de Situação de Emergência no município devido ao deslizamento de terras ocorrido no último domingo, 26. Segundo a prefeitura, 74 famílias estão desalojadas, 38 famílias desabrigadas e 470 famílias na condição de outros afetados na Ilha de Sirituba, e são necessárias ações de assistência à população afetada pelo desastre.

A prefeitura tomou a decisão devido à quantidade de famílias afetadas pelo desastre, e vai realizar a instalação e gerenciamento de abrigos, bem como o reestabelecimentos de serviços essenciais com ações estaduais e federais necessárias para reestabelecer a normalidade local.

CONTINUE LENDO...

O decreto divulgado informa que a prefeitura vai realizar a convocação de voluntários e campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, visando assistir à população afetada.

Atualização

Segundo um levantamento realizado por órgãos competentes, cerca de 108 famílias foram vítimas do deslizamento. Ao todo, 15 casas ficaram completamente destruídas, já outros 27 imóveis ficaram danificados, entre eles 23 residências, dois comércios e três portos. Apesar dos danos materiais, não há registros de feridos.

Assistência

Até o momento, 37 famílias já foram encaminhadas para receber o benefício de aluguel social disponibilizado pela Prefeitura, com valor mensal de quinhentos reais.

Governo do Estado

Uma equipe de gestores do Governo do Pará se deslocou ao município na tarde do último domingo, 26 com a missão de dar apoio aos moradores do bairro. Foram anunciados locais de atendimento para as famílias desabrigadas, os deslizamentos foram causados pelas fortes chuvas no município.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil já estão atuando no local desde a sexta-feira, 23, quando detectaram rachaduras na rampa localizada na Rua Dom Pedro I. No domingo, as equipes observaram que o movimento de terra se estendeu e atingiu a torre principal de transmissão elétrica da concessionária de energia elétrica, que tombou para o Rio Maratauíra. O deslizamento provocou danos materiais, incluindo a perda total de algumas casas, sem registro de vítimas.

Agentes da Defesa Civil Estadual estão no local levantando informações sobre os danos e perdas das pessoas desalojadas. Policiais do 31º Batalhão de Policiamento Militar também estão auxiliando no isolamento das vias de acesso e retirada dos moradores do local do deslizamento.

Confira o Decreto de Situação de Emergência clicando aqui.

VER MAIS

VER MAIS